skip to Main Content
Ligue (48) 99664-6813
O Poder De Atuação Das Cores No Cérebro

O Poder de Atuação das Cores no Cérebro

Na hora de construir ou reformar, uma das tarefas mais complicadas é a escolha da cor certa para a aplicação. As cores podem implicar muito em seu humor e estado de espírito. Sabendo disso, é indispensável à aplicação da cor correta, para que seu ambiente proporcione as sensações já idealizadas inicialmente.

Abaixo, uma lista das principais cores e os efeitos que elas causam em nosso cérebro, para ajudar você a decidir qual a melhor escolha para cada ambiente.

PRETO – Atua diretamente na memória emocional, trabalhando fortemente a agressividade e o medo. Pode sugerir algo relacionado à superioridade, enigma, remete a algo nobre e/ou distinto.

CINZA – Atua como um neurotransmissor da sensação do prazer, além de coordenar também as emoções. Pode sugerir indecisão, ou falta de energia.

BRANCO – Responsável pela lógica e pelo poder de comunicação. Remete a ideia de frescor e calma, combinado com outras cores cria harmonia.

MARROM – Sugere tradicionalismo. Remete ao passado.

VERMELHO – Remete a sexualidade, virilidade e masculinidade. Estimula vontades relacionadas a comidas e bebidas.

LARANJA – Atua como um sistema de recompensa. Cria a necessidade de repetir a sensação de prazer, causa um bom efeito de expansão e mudança.

AMARELO – bastante utilizada na pintura de salas comerciais, pois passa a ideia de transparência em negociações, objetiva e estimula a obtenção de lucro.

VERDE – Cor bastante utilizada para a tomada de decisões, grande estimulador da criatividade. Remete a natureza, ao frescor. Associada a outras cores, poderá também criar harmonia e equilíbrio ao lar. Reforça a ideia de ponderação e coerência.

AZUL – Em tons escuros, representa poder e sucesso. Nas cores claras, remete a higiene e frescor. Cor utilizada em áreas que necessitam de produtividade.

ROXO – Ligada ao planejamento de ações e movimentos. Relaciona-se também com a calma e sensatez.

ROSA – Controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo. Em um tom mais claro, traz a ideia de inocência. O tom tradicional traz a ideia de feminilidade e o pink, o desejo de iniciativas individuais.

Em caso de permanência da dúvida sobre as cores, tonalidades ou aplicação, a melhor alternativa é a escolha de um profissional qualificado na área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *