skip to Main Content
Ligue (48) 99664-6813
As 06 Principais Dúvidas Na Hora Da Pintura

As 06 Principais Dúvidas na Hora da Pintura

Se você está pensando em trocar a cor do seu ambiente, não deixe de ler esse post. Reunimos aqui as principais dúvidas na hora de iniciar a pintura. Confira a opinião do especialista para as perguntas mais comuns na hora de trocar a cor de suas paredes.

Qual a influência do tempo para as pinturas internas?

Mesmo não tendo o contato direto com a umidade, o tempo mais frio retarda a secagem das paredes, favorecendo o surgimento de manchas, mofo e bolhas que podem danificar a pintura.

Recomenda-se não fazer a pintura, caso a temperatura esteja acima de 35 graus, ou se o tempo estiver úmido ou chuvoso. Se estiver ventando muito, torna-se ainda mais trabalhoso, pois o vento geralmente carrega muita poeira, fazendo com que a estrutura pintada fique com deformações ou até mesmo sofra alterações em sua cor.

 

O que fazer com as manchas de tinta no piso?

Você poderá remover as manchas de tinta que caem no piso com espátulas envolvidas em panos, evitando que arranhem a superfície. Para a remoção em rejuntes, utilizar detergente biodegradável ou removedores de limo, juntamente com alguma escova de cerdas em plástico. Existem também os removedores epóxis, que são bastante úteis. Já no caso de tintas à base d’água, basta um pano úmido, pois sua remoção é bastante tranquila.

Se as manchas forem no porcelanato, uma cerâmica que geralmente é de fácil limpeza, exige um cuidado especial por ser frágil, a dica é o uso de solventes orgânicos, que são utilizados para diluir as tintas, bastante conhecidos como aguarrás ou thinner. A forma mais adequada é aplicar em um pano, para depois aplicar na superfície. O próximo passo será lavar a área para que não fiquem resíduos do produto e futuras manchas.

 

Qual a diferença entre selador e fundo preparador? Como saber qual devo usar?

Muitas pessoas acreditam que o selador atua como um “bloqueador” de umidade e um restaurador de superfícies ruins. Porém, sua principal função é: dar preenchimento em superfícies porosas, pois ele atua aplicando uniformidade em suas aplicações.  Bastante utilizado em paredes novas, ele faz com que o rendimento de tintas ou massas seja ainda maior. O produto tem a promessa de facilitar a aplicação de tintas, entretanto, se o produto for mal aplicado, causará descascamento ou poderá deixar seu acabamento grosseiro demais.

Já o fundo preparador poderá ser utilizado em paredes que começaram a esfarelar, que já tiveram aplicação de tinta ou ainda, para dar firmeza ao reboco. O fundo preparador atua aglomerando as partículas do reboco ou da tinta já aplicada anteriormente, fazendo com que a parede ou teto fiquem preparados para a nova camada de tinta.

Em caso de dúvidas sobre o que utilizar, ou como utilizar, contrate umprofissional especializado para que você não sofra com desperdício de produtos ou tenha gastos adicionais.

 

Por que não posso usar uma mesma tinta para todos os lugares? (paredes, teto, rodapés…).

As estruturas são totalmente diferentes umas das outras, e com isso as coberturas, absorções e modos de utilização diferem muito.

 

Como devo escolher as tintas para a pintura e os materiais para a cobertura do meu ambiente?

Se a tinta que você escolheu for de boa qualidade, você terá maior durabilidade da pintura, o serviço também ficará mais rápido, pois diminuirá a aplicação de muitas camadas, e o tempo entre essas aplicações será muito menor.

Lembrando que não é recomendado fazer o retoque da pintura em pequenas áreas isoladas pois elas podem causar muita diferença entre uma parte e outra. Caso necessite de algum retoque, deve-se pintar a superfície por inteiro, assim você conseguirá algo mais uniforme.

 

Após a pintura, devo ter que tipos de cuidados até a secagem completa da superfície?

A pintura quando é recém feita, deve ser protegida contra a água, poeira e de contatos acidentais contra a superfície, evitando riscos, nicados e descasques durante todo o tempo de secagem total do produto.

Na dúvida entre quais produtos utilizar, opte por um profissional que possa sanar todas as suas necessidades e deixar o seu ambiente ainda maisharmonioso e bonito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *